Entenda sobre o score e seus benefícios
O score ou pontuação de crédito, ajuda a avaliar o histórico financeiro recente de cada consumidor ou empresa. Ou seja, o score nada mais é que uma ferramenta usada pelas empresas para medir a probabilidade de um CPF ou CNPJ cumprir suas obrigações financeiras.
COMO ANALISAR A TABELA DE SCORE?
A pontuação varia de 0 a 1.000 e, geralmente sua análise da tabela funciona da seguinte forma:
- Score muito baixo: de 0 a 300 pontos é considerado alto risco de inadimplência. Ou seja, mais provável de ter contas atrasadas.
- Score baixo: de 301 a 500 pontos é considerado um consumidor com risco médio de inadimplência.
- Score médio: de 501 a 600 pontos, sendo considerado um risco moderado. A chance de se obter crédito pode ser maior, porém ainda em observação. Pode ser um score para quem acabou de limpar o nome, por exemplo.
- Score bom: de 601 até 700 pontos. Com esta pontuação você já é um bom pagador e fica mais fácil ainda obter boas condições de crédito no mercado.
- Score muito bom: de 701 a 800 pontos. Nesta faixa você já tem condições de crédito. Inclusive uma taxa bem boa para seu financiamento da casa própria.
- Score excelente: entre 801 e 1.000 pontos. Sabia que poucos brasileiros conseguem chegar nesta pontuação? Temos mais de 60 milhões de endividados no Brasil e isso influencia negativamente para ter um percentual maior de um excelente score. Nesta faixa você poderá ter ilimitadas ofertas e opções de crédito.
VOCÊ SABE A IMPORTÂNCIA DE ANALISAR ADEQUADAMENTE O SCORE DE CRÉDITO?
Com uma análise assertiva do score de seus clientes, é possível realizar segmentações de público determinando o momento de crédito mais adequado para cada um. Essas informações também podem aprimorar o relacionamento, além de possibilitar a criação de novas estratégias que tragam rentabilidade e fidelização.
Analisar o score antes da liberação do crédito em uma consulta pode trazer os seguintes benefícios:
- Tomada de decisões: Utilizar a análise do score para avaliar a capacidade de pagamento de um cliente em potencial. Uma pontuação alta indica um menor risco de inadimplência;
- Aprovação de crédito: A decisão de vender ou não a prazo continua sendo da empresa, mas o score lhe fornece os subsídios necessários para tomar a decisão;
- Redução de riscos: Ao analisar o score, as empresas podem avaliar o risco de inadimplência de um cliente existente ou potencial. Isso ajuda a evitar prejuízos financeiros com clientes que possuam histórico de crédito negativo;
- Transparência comercial: operações mais seguras e possibilidade de estabelecer um relacionamento de longo prazo com clientes e fornecedores;
- Melhor precificação dos produtos: ao deixar de ter um alto nível de débitos em aberto com liberações de créditos mais assertivas, se torna desnecessário pulverizar os potenciais prejuízos derivados da inadimplência;
- Prevenção contra fraudes: Pontuações muito baixas ou inconsistentes podem indicar atividades suspeitas ou informações falsas fornecidas durante a solicitação de crédito.
O foco sempre deve ser a prevenção.
É importante ressaltar que o score é apenas uma ferramenta para auxiliar na tomada de decisões. Outros fatores, como análise de renda, histórico de emprego e informações financeiras, devem ser considerados em conjunto para uma avaliação completa da situação de crédito de um indivíduo ou empresa.
SAIBA ONDE CONSULTAR SEU SCORE EM CADA BUREAU DE CRÉDITO
Serasa: https://www.serasa.com.br/score/
SCPC Boa Vista: https://www.consumidorpositivo.com.br/score/
SPC Brasil: https://portal-cadastropositivo.spcbrasil.org.br/
Quod: https://consumidor.quod.com.br/
Gostou do conteúdo?
Compartilhe-o com amigos e familiares!
E para ter mais dicas que descomplicam sua vida e seu acesso a informações, inscreva-se no nosso canal do YouTube e acompanhe nosso instagram @daumbizuu!